BEM VINDA AO MEU BLOG

segunda-feira, maio 9

A importância do consumo do ômega 3

Os ácidos graxos ômega 3, como o ácido alfa-linolênico, o ácido eicosapentanóico e o ácido docosahexanóico, são essenciais ao organismo, sendo necessária sua ingestão por meio de alimentos ou em alguns casos, como suplementos. Alguns estudos indicam diversos benefícios no consumo deste nutriente, como no auxilio a diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol total, assim como no tratamento de alergias e processo inflamatórios.
O consumo deste nutriente deve estar presente na alimentação, como evidencia estudo recente, o qual aborda a dieta vegetariana como uma opção de alimentação especial, sendo, entretanto necessário o cuidado em relação ao consumo de nutrientes, destacando-se os ácidos graxos ômega 3 e ferro, dentre outros.
Outra pesquisa aborda a esquizofrenia como sendo uma desordem psiquiátrica complexa e debilitante cujo tratamento de base é realizado com medicamentos antipsicóticos. Porém, evidências sugerem que a suplementação dietética com ácidos graxos ômega 3 pode ser benéfica. De acordo com os resultados obtidos pela revisão da eficácia do ômega-3 como coadjuvante no tratamento farmacológico da esquizofrenia, a terapia nutricional com este nutriente mostrou-se útil como coadjuvante no tratamento da esquizofrenia, sendo sugerido que os pacientes esquizofrênicos sejam encorajados a consumir refeições balanceadas e saudáveis ricas ômega-3 e, caso a quantidade ideal não seja atingida pela dieta, a suplementação pode ser benéfica.
Os dados dos estudos destacam aspectos importantes em relação ao consumo de ômega-3, o qual deve ser incentivado, dentro das recomendações nutricionais, para prevenir e melhorar a saúde de forma geral.
Fontes:
Le Roy O., Catalina; Díaz San Martín, Ximena. Dieta vegetariana en la edad pediátrica/ Vegetarian diet at pediatric age. Gastroenterol. latinoam; 21(1): 9-14, ene.-mar. 2010.
ZEMDEGS, Juliane Costa Silva; PIMENTEL, Gustavo Duarte  and  PRIEL, Margareth Rose. Ácidos graxos ômega 3 e tratamento da esquizofrenia. Rev. psiquiatr. clín. 2010, vol.37, n.5, pp. 223-227.
Alimentos Funcionais - 6/mai/2011