BEM VINDA AO MEU BLOG

domingo, maio 15

8 motivos para você beber mais água




Ela é sinônimo de vida – não é à toa que uma das grandes preocupações do momento é a preservação desse líquido cada dia mais precioso. Economizar água é palavra de ordem da nossa era. Só não vale para um caso: hidratar seu corpo.

Para ajudá-la a manter a corpo e a saúde em dia, destacamos oito motivos que fazem da água uma das suas melhores amigas. 

1 - Facilita a Digestão
A água ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo) e também da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão.

2 - Combate o Inchaço
Sem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui. Assim, as vitaminas e os minerais que ele carrega demoram mais tempo para chegar às células e, conseqüentemente, na pele e nas extremidades como cabelo e unhas. Por outro lado, bem hidratada, sua pele fica bonita e seu cabelo e unhas fortes. Além disso, com uma boa irrigação, o organismo não retém sódio – responsável pelo inchaço.

3 - Reduz Infecções
Ao se manter hidratada, você assegura que seu corpo será bem nutrido pelo sangue. É ele também que transporta minerais, como o ferro – importante para fortalecer as defesas do organismo.

4 - Regula a Temperatura
Por meio da transpiração, a água evita que o organismo entre em colapso com alterações bruscas de temperatura e faz com que ele se adapte ao ambiente.

5 - Turbina a performance na malhação
O melhor desempenho em atividades físicas ocorre porque as fibras musculares “ficam azeitadas”, deslizando com mais facilidade, o que reduz o risco de cãibras e de contusões.

6 - Desintoxica e previne a celulite
Grande parte das toxinas é expulsa do nosso organismo por meio da urina e do suor. Por dia, eliminamos 1 litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo – e a sua saúde! – fica comprometido. A água amolece as fezes, facilitando a eliminação delas. Todo esse conjunto, aliado à melhora na circulação sanguínea, acaba prevenindo o aparecimento de celulite.

7 - Ajuda a emagrecer
Isso acontece principalmente quando ela é consumida junto com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia. Em contato com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade. A água também pode “enganar” temporariamente o estômago com sua presença, mas, como ela não sofre digestão e absorção, essa sensação passa rapidamente e a fome reaparece.

8 - Melhora a absorção dos nutrientes
Vale lembrar que é o sangue que carrega a glicose e outros nutrientes para as células, alimentando-as. E só uma hidratação adequada garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes. Além disso, para serem absorvidos, eles precisam da água. É o caso das vitaminas C e do complexo B, que reforçam nossas defesas.

“Rótulos saudáveis” enganam quem faz dieta, diz pesquisa





Alimentos saudáveis fazem parte de qualquer dieta de qualquer pessoa que está tentando emagrecer. Sabendo disto, a indústria de alimentos elabora cada vez mais produtos a fim de atender a este mercado. Mas um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Chicago aponta que quem quer emagrecer dá mais atenção ao rótulo de saudável do que ao conteúdo da embalagem – e são facilmente enganados.
“Rótulos saudáveis” enganam quem faz dieta, diz pesquisa (foto: ambro/freedigitalphotos)“Na tentativa de manter sua meta, uma escolha comum seria evitar massas e optar por uma salada na hora do almoço, por exemplo. Porém, a sua salada pode ser saudável apenas no nome”, diz Caglar Irmal, autor do estudo com Beth Vallen e Stefanie Rodrigues Rosen.
Segundo os pesquisadores, ultimamente os restaurantes têm incorporado ingredientes em suas saladas que geralmente são evitados por pessoas em dietas, como carnes vermelhas, queijos, pães e até as massas. “Batatas fritas são rotuladas como ‘chips vegetarianos’; milk-shakes são chamados de ‘smoothies’; e as bebidas açucaradas são chamadas de ‘água com sabor’. Se supostamente quem faz dieta está mais sintonizado com os alimentos saudáveis, por que eles se confundem com os rótulos?”.
De acordo com a pesquisa, com o tempo, as pessoas em dieta aprenderam a simplesmente evitar alimentos reconhecidos como proibidos, com base no nome do produto. “Assim, eles associam o nome a algo saudável ou não saudável e não gastam tempo considerando outras informações do produto, que possam impactar as suas avaliações. Pessoas que não estão em dieta, por outro lado, estão mais atentas às informações gerais dos produtos”, explica Irmal.
Para chegar a estes resultados, os pesquisadores selecionaram um grupo de pessoas em dieta para o qual foi apresentado um prato composto por uma mistura de legumes, massas, salame, queijo e alface. Em dois momentos diferentes, este mesmo prato foi identificado como “salada” e como “massa”. Quando identificado como massa, os participantes automaticamente o consideraram menos saudável, sem considerar a qualidade dos alimentos presentes.
Em outro estudo, participantes em dietas e que não estavam em dietas ficaram diante de um mesmo produto identificado de duas formas diferentes. O produto era um doce, porém, quando chamado de “fruta mastigável”, as pessoas em dieta apreciaram mais do que quando chamado de “bala mastigável”. “Para aqueles em dieta, o produto com o nome “bala mastigável” era menos saboroso. Para aqueles que não estavam em dieta, não foram percebidas diferenças”, conclui.
-Com informações da University of Chicago

-- 
“O método científico é comprovado e verdadeiro. Não é perfeito, é apenas o melhor que temos. Abandoná-lo, junto com seus protocolos céticos, é o caminho para uma idade das trevas.” Carl Sagan

"O que pode ser afirmado sem provas também pode ser descartado sem provas" Christopher Hitchens