BEM VINDA AO MEU BLOG

segunda-feira, março 26

Alimentação que ajuda a memória Descubra quais são as atitudes e a alimentação adequada para melhorar a sua memória e evitar esquecimentos

Você tem se esquecido de coisas simples do dia a dia? O nome de alguém, o pagamento de uma conta, onde estão as chaves... Hum, você deve estar se esquecendo de comer os alimentos que fazem bem à sua memória.

Segundo o neurologista Cícero Galli Coimbra, boas refeições ajudam a evitar a diminuição das funções cerebrais e previnem o Alzheimer. "O cérebro em exercício e uma dieta adequada reduzem o desgaste do tempo", diz o médico.

O que acrescentar ao cardápio

Mais peixe
Essa carne é rica em ômega-3, que melhora e preserva as funções cerebrais. Além de dar ânimo, ajuda na concentração e previne o estresse.

Gema e espinafre
Uma gema tem 130 mg de colina, essencial para formar os neurônios. Além disso, é a base de outra substância fundamental para a memória e o aprendizado. Espinafre cru, nozes e soja germinada também têm muita colina.

Cereais vitaminados
Aveia, arroz integral e massas à base de trigo são ricos em ácido fólico e vitaminas do complexo B, em especial a B6. Esses nutrientes são ótimos para a memória.

A poderosa maçã
Anote aí: a fruta é a principal fonte de fisetina. Esse composto favorece o amadurecimento dos neurônios e estimula os mecanismos cerebrais associados à memória. Pêssego, kiwi, uva e cebola possuem o mesmo poder.

Frutas vermelhas
Morango, amora, pitanga e as demais frutas vermelhas são fontes dos famosos antioxidantes. Eles são poderosos para combater radicais livres, inflamações e o envelhecimento das células.

Os inimigos da memória

A bebida
O álcool causa lapsos de memória, pode matar os neurônios e prejudica a formação de novas células cerebrais.

O açúcar
Quem exagera nos doces eleva a produção de insulina. Isso provoca outras reações químicas que agridem os neurônios.
Fonte: mdemulher.abril.com.br

TAGS: alimentação, memória, peixe, cérebro

Verdades e mentiras sobre chocolate Tire as suas principais dúvidas sobre chocolate e veja se é permitido cair em tentação

Mesmo sendo considerado o grande inimigo das dietas, o chocolate continua liderando o ranking dos alimentos mais desejados por homens e mulheres.

A informação não surpreende: além de agradar diferentes paladares, ele tem o poder de aliviar o estresse e a ansiedade.

"Só devemos maneirar na quantidade, por causa do excesso de açúcar e gordura que ele tem", alerta a nutricionista Daniela Silveira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Confira os principais mitos sobre a guloseima abaixo.

As verdades

- Faz bem à saúde
Apesar de calórico, o chocolate contém cálcio, sais minerais, vitaminas A, B, C, D, E e alta concentração de substâncias antioxidantes, que retardam o envelhecimento. Ainda ajuda a diminuir os níveis de LDL, considerado o colesterol ruim.
- Alivia a TPM
Que criatura ansiosa, irritada ou deprimida vai recusar a sensação de prazer e bem-estar que ele proporciona ao estimular o sistema nervoso central?

- Emagrece
Um pedacinho do amargo, em jejum, reduz o desejo por doces ao longo do dia e acelera o metabolismo, facilitando a perda de peso.

- Dá enxaqueca
Pessoas sensíveis realmente podem sofrer com a cefaleia, devido à presença de cafeína em sua composição.

As mentiras

- Chocolate faz mal ao coração
Só o tipo amargo, se for consumido em excesso. Ele pode entupir os vasos sanguíneos, causando problemas cardíacos.

- O diet emagrece
Como essa versão tem mais gordura do que a tradicional, tem também mais calorias, e, assim, não emagrece nem em sonho!

- Chocolate vicia
Não há substância que vicie, o que nos faz pedir bis é o prazer momentâneo que dá.

- Dá espinhas
Esse problema está mais relacionado com questões hormonais e genéticas.
Fonte: mdemulher.abril.com.br

TAGS: verdades, mentiras, chocolate, estresse, açúcar