BEM VINDA AO MEU BLOG

segunda-feira, junho 13

Linhaça: o grão de ouro!

Linhaça: o grão de ouro!
Você sabe qual a melhor maneira de consumi-la? Segundo o livro A DIETA DA LINHAÇA (Ed.Abril.180págs) das nutricionistas Glorimar Rosa, Sofia Kimi Uehara e Wânia Monteiro, essas sementes podem ser consumidas de três maneiras:

Óleo: serve como tempero para saladas, ou em pratos quentes ( mas só depois que o parto estiver pronto, pois quando aquecido qualquer óleo satura, tornando-se um gordura ruim, inclusive o azeite de oliva) 
Farinha: Prefira fazer a farinha em casa, triturando os grãos do dia que você for consumir, assim os ácidos graxos nao irão se perder, afinal eles são sensíveis ao oxigênio, à luz e ao calor. 

Semente: Mastigue muito bem, para que a casquinha se rompa e tenhas acesso aos nutrinetes que se encontram no interios, presentes no óleo, ou deixe as sementes mergulhadas em água da noite para o dia (mas apenas a quantidade que você irá consumir, e a quantidade de água é apenas a necessária para cobrir as sementes). 

Um pesquisa brasileira, diz que incluí-la no café da manhã é uma ótima opção pra quem quer emagrecer, (Wania Monteiro -UFRJ), pois essas sementes, tem o poder de inibir o apetite. Ainda, segundo Livia Zimmermann, a grande quantidade de fibras além de ajudar a retardar a hora da fome, estimula a produção de um hormônio responsável pela inibição da fome, ou seja, além do desjejum , é ideal pra ser consumida no horário em que a compulsão alimentar for maior ( e isso pode depender de pessoa pra pessoa). 

O que é que a Linhaça tem?

GORDURAS DO BEM: ácidos graxos Ômega-3 e Ômega-6 em quantidades próximas ao ideal para um dia. 

FIBRAS: responsáveis pelo bom funcionamento do intestino (parte insolúvel da semente), redução do colesterol LDL, e neste caso ainda apresentam-se na forma solúvel, ou seja, na forma ideal para retardar a absorção de carboidratos (ótimo pra que sofre de diabetes e quer emagrecer). 

HORMÔNIOS: possui lignanas, substâncias que no organismo funciona tal qual o estrógeno, hormônio feminino, ajudando na prevenção do câncer de mama. 

VITAMINAS E SAIS MINERIAS: Vitamina E, potássio, magnésio e zinco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário