BEM VINDA AO MEU BLOG

terça-feira, maio 17

Transtorno alimentar infantil

                                                                                                Os transtornos alimentares, geralmente    apresentam as  primeiras manifestações a partir da infância ou adolescência.
Dentre os que se apresentam na infância, os mais comuns são regurgitação ou remastigação de alimentos (transtorno de ruminação), a PICA (comer substâncias como barro, terra, areia, cabelo, entre outros) e o não querer mamar o leite materno ou mesmo não aceitar a mamadeira.
Os transtornos tardios iniciados na adolescência, geralmente são a Anorexia e Bulimia Nervosa, relacionados à alterações no apetite e discrepância em sua imagem corporal real.
A Anorexia Nervosa, surge geralmente, na idade escolar. O adolescente sofre muita pressão da mídia, amigos, revistas, entre outros, que nos impõe que um corpo magro e "cheio de ossos" aparentes é tido como um padrão de beleza. Mas na verdade essa magreza excessiva não representa um corpo saudável e também não é belo.
A Bulimia Nervosa está relacionada com a compulsão alimentar e purgação em seguida. O indivíduo se alimenta compulsivamente e em seguida coloca tudo pra fora, seja através do vômito ou pelo uso de enemas. Normalmente, esses episódios estão relacionados a algum tipo de sentimento, como frustração, tristeza, raiva, ódio, solidão, exclusão, entre outros.
São muitos os motivos para que a criança ou adolescente apresente uma recusa alimentar, cabe aos pais saber distinguir o ponto que passa a ser algo anormal e procurar a ajuda de um profissional da saúde. Não demore para buscar ajuda, quanto mais tempo, mais complicado e pode ser tarde demais!