BEM VINDA AO MEU BLOG

terça-feira, maio 31

O que é a Síndrome de Dumping?

     Depois de tanto ouvir falar sobre o dumping e em busca de mais informações para passar pra vocês, leitores de meu blog, eu resolvi pesquisar sobre o Dumping, que ao contrario do que muitos pensam não é uma doença e sim uma consequência de uma alteração física (o desvio do intestino) originário da gastroplastia.

   "Dumping". Este termo refere-se a concentração de alimento diretamente no intestino. A cirurgia “Gastric bypass”direciona o alimento do pequeno estômago diretamente para o intestino, sem antes ter sido diluído pelos ácidos estomacais. Portanto, tudo que você ingerir irá rapidamente para o intestino, o que causará um certo desconforto. A ingestão de líquidos e sólidos simultaneamente, também causará a síndrome de “Dumping”que propiciam os sintomas gastrointestinais, como plenitude e distensão gástrica, dor abdominal, diarréia, sudorese, taquicardia, dentre outros. Esses sintomas podem aparecer rapidamente, dentro de 10 a 30 minutos após a refeição (precoce), ou cerca de duas a três horas depois (tardio).

    O rápido esvaziamento gástrico leva a maior oferta de carboidratos ao intestino delgado proximal, pois a glicose (forma simples do carboidrato) é rapidamente absorvida. Por isso, os pacientes predispostos devem ter alguns cuidados, como: reduzir o consumo de carboidratos na dieta; realizar pequenas refeições; evitar a ingestão de líquidos durante as refeições, dentre outros. A suplementação de fibras pode retardar a absorção de carboidratos e reduzir a carga glicêmica e, consequentemente, reduzir a resposta insulínica.


Bibliografia (s)Beyer PL. Terapia Clínica Nutricional para os Distúrbios do Trato Gastrointestinal Alto. In: Mahan LK, Escott-Stump S. Krause alimentos, nutrição & dietoterapia. São Paulo; Roca, 2002. p.627-42.Papini-Berto SJ, Burini RC. [Causes of malnutrition in post-gastrectomy patient] Arq Gastroenterol. 2001;38(4):272-5.