BEM VINDA AO MEU BLOG

domingo, maio 8

Estresse x Alimentação

Nessa antiga luta, esperamos sempre que vença a qualidade de vida e o bem-estar. Para tal, uma alimentação a base de verduras, frutas, legumes e cereais integrais, é o melhor caminho na prevenção do estresse. Nem sempre nos alimentamos pela necessidade de nos nutrir. Relacionamos os alimentos às nossas emoções, portanto eles são percebidos como demonstrações de recompensa por êxitos ou fracassos.
Estresse e nutrição estão fortemente ligados. Maus hábitos alimentares, como consumo excessivo de açúcar, sal e cafeína, podem interpor o organismo ao estresse. Uma boa alternativa para combatê-lo é consumir alimentos naturais de cores diferentes, quanto mais colorido o prato, mais substâncias combatentes aos radicais livres são ingeridas.
O organismo perde diversos nutrientes, vitaminas e minerais durante o processo de estresse e essas perdas devem ser repostas pela ingestão de verduras e frutas, que são ricas em vitaminas do complexo B e C, além de alguns minerais como magnésio e o manganês. Para restituir o cálcio, é necessária a ingestão de leites e seus derivados. A prática de exercícios físicos também contribui para um melhor desempenho das funções cardiovasculares e respiratórias, além de tirar o foco dos problemas do dia a dia e fortalecer a musculatura. Indivíduos que possuem maus hábitos alimentares, ficam mais predispostos ao estresse. Por isso, fique atento, mantenha o equilíbrio da sua alimentação e não deixe que doenças provocadas pelo estresse atinjam o seu organismo!

Benefícios do Vinagre de Maçã

Olá sabado foi uma correria , fui as compras, sabe né ,como é, tudo fica pra ultima hora, comprar presentes da mamãe da sogra e da minha irmã também, apesar de contas ela também é mãe....rsrs
Mais não me esqueci de postar, por isso vou postar dois assuntos , um referente a sabado e outro pra hoje domingo....



Estava lendo sobre os benefícios de se ingerir o vinagre de maçã e achei interessante que tomassem conhecimento.
Existem vários tipos de vinagres mas este, em especial, tem propriedades que agem de forma a nos trazer mais saúde que os demais.
Após anos de estudo o Dr. D.C. Jarvis, médico norte-americano, afirma em seu livro “Folk Medicine - A Vermont Doctor’s to Good Heart” que a maioria das enfermidades como: artrite, osteoporose, reumatismo, pressão alta, gota, bursite, enfartos, derrames, fadiga crônica, dores de cabeça crônica, rinites, tem a mesma origem - acúmulo de cálcio no sangue. O vinagre de maçã teria o poder de dissolver esses cristais acumulados.
O potássio, contido no vinagre de maçã, é um dos mais importantes minerais, pois atrai os nutrientes para dentro das células. A falta deste mineral na dieta provoca o enrijecimento muscular, queda dos cabelos, envelhecimento da pele, as unhas se tornam quebradiças, obstrução de artérias e enfraquecimento dos ossos.
O vinagre auxilia no controle do pH do sangue e da pele e por ser rico em pectina, que dá a sensação de saciedade, inibindo o apetite, estimula a digestão, diminuindo o período de tempo que a gordura do alimento fica no trato digestivo, consequentemente absorvendo menos gordura.
Possui ainda qualidades antisépticas e é considerado antibiótico natural. Evita prisão de ventre (apontada como causa de inúmeras doenças), auxilia na eliminação de substâncias tóxicas que se alojam no intestino e fígado. É diurético. A fibra que se encontra no vinagre contribui para melhorar o funcionamento dos intestinos.
Cada organismo responde ao tratamento de forma diferente, médicos naturalistas recomendam o consumo na primeira semana, somente pela manhã, de uma colher de sopa do vinagre com água, podendo adicionar mel, para o organismo acostumar-se. A partir da segunda semana, pode-se passar a tomar duas colheres de sopa do vinagre três vezes ao dia (em jejum, uma hora antes ou após o almoço e ao deitar-se), sempre misturado a água.
Os benefícios do consumo deste líquido são: sono reparador, aumento da vitalidade física, combate a fadiga crônica, desaparecimento de gases intestinais e o amargor da boca, há melhora da visão, desaparecem as tonturas, o cabelo torna-se mais forte e a pele adquire jovialidade e beleza, auxilia no tratamento de dores de garganta e pressão alta, desaparece o mau hálito.
Ao que tudo indica parece que temos um elixir milagroso, o resultado é um pouco lento (em torno de três meses), mas mesmo assim acho que vale a pena tentar, vou fazer o teste e conforme sentir as diferenças irei relatando.
Quase esqueci a observação: atenção pois não se trata do vinagre que encontramos em supermercados comuns, é um tipo específico, com a finalidade de ingestão em doses maiores.  Talvez encontre em lojas de produtos naturais
Beijo grande!