BEM VINDA AO MEU BLOG

sexta-feira, junho 3

CAFEÍNA, consumo sem regras?!

Em nosso país, o café é a bebida mais consumida, perdendo apenas para a água, e ultrapassando até mesmo os refrigerantes e o leite.

A cafeína é um alcalóide que está naturalmente presente no café, produto onde  há  uma maior concentração da substância, sendo encontrado também no guaraná, chás mate e preto e em pequena quantidade no cacau. A cafeína também pode ser extraída para ser acrescentada em refrigerantes do tipo cola, medicamentos e cosméticos. A cafeína não apresenta valor nutricional, sendo suas bebidas consideradas como energéticas.

A  cafeína é um composto químico estimulante do sistema nervoso. Apresenta entre suas atividades fisiológicas mais conhecidas os efeitos estimulantes, aumentando a atenção mental, a concentração, melhorando o humor e diminuindo a fadiga, além de possuir efeito diurético. Em excesso, pode ocasionar irritabilidade, agitação, ansiedade, dor de cabeça e insônia.

O consumo moderado de cafeína, segundo a OMS, não deve ultrapassar os 300 mg, o que equivale aproximadamente 4 a 8 xícaras de chá ou a 2 a 3 xícaras de café, por dia. Uma  xícara  de  café  contém,  em média,  100 miligramas  de  cafeína.  Já  em  uma  xícara de chá ou um copo de refrigerante há cerca de 40 miligramas.

Como a cafeína provoca uma dependência leve, é comum que as pessoas sofram de dores de cabeça quando a retiram subitamente de sua dieta, sintoma que desaparece em alguns dias.