BEM VINDA AO MEU BLOG

segunda-feira, junho 13

Linhaça: o grão de ouro!

Linhaça: o grão de ouro!
Você sabe qual a melhor maneira de consumi-la? Segundo o livro A DIETA DA LINHAÇA (Ed.Abril.180págs) das nutricionistas Glorimar Rosa, Sofia Kimi Uehara e Wânia Monteiro, essas sementes podem ser consumidas de três maneiras:

Óleo: serve como tempero para saladas, ou em pratos quentes ( mas só depois que o parto estiver pronto, pois quando aquecido qualquer óleo satura, tornando-se um gordura ruim, inclusive o azeite de oliva) 
Farinha: Prefira fazer a farinha em casa, triturando os grãos do dia que você for consumir, assim os ácidos graxos nao irão se perder, afinal eles são sensíveis ao oxigênio, à luz e ao calor. 

Semente: Mastigue muito bem, para que a casquinha se rompa e tenhas acesso aos nutrinetes que se encontram no interios, presentes no óleo, ou deixe as sementes mergulhadas em água da noite para o dia (mas apenas a quantidade que você irá consumir, e a quantidade de água é apenas a necessária para cobrir as sementes). 

Um pesquisa brasileira, diz que incluí-la no café da manhã é uma ótima opção pra quem quer emagrecer, (Wania Monteiro -UFRJ), pois essas sementes, tem o poder de inibir o apetite. Ainda, segundo Livia Zimmermann, a grande quantidade de fibras além de ajudar a retardar a hora da fome, estimula a produção de um hormônio responsável pela inibição da fome, ou seja, além do desjejum , é ideal pra ser consumida no horário em que a compulsão alimentar for maior ( e isso pode depender de pessoa pra pessoa). 

O que é que a Linhaça tem?

GORDURAS DO BEM: ácidos graxos Ômega-3 e Ômega-6 em quantidades próximas ao ideal para um dia. 

FIBRAS: responsáveis pelo bom funcionamento do intestino (parte insolúvel da semente), redução do colesterol LDL, e neste caso ainda apresentam-se na forma solúvel, ou seja, na forma ideal para retardar a absorção de carboidratos (ótimo pra que sofre de diabetes e quer emagrecer). 

HORMÔNIOS: possui lignanas, substâncias que no organismo funciona tal qual o estrógeno, hormônio feminino, ajudando na prevenção do câncer de mama. 

VITAMINAS E SAIS MINERIAS: Vitamina E, potássio, magnésio e zinco.

Lembre-se de Alimentar seu Cérebro e Melhore sua Memória e Concentração.....

Com a correria do dia-a-dia e com a falta de preocupação com a alimentação é comum a queixa de falta de concentração, falha de memória, dificuldade de aprendizado entre outros. A alimentação, aliada à práticas como controle do estresse, exercício moderado e sono adequado mantém nossa função mental a 1000 e evitam que seu cérebro fique enferrujado.

Neste post fiz um resumo das últimas pesquisas e novidades na área da alimentação que vão turbinar seu cérebro!

A principal fonte de energia do cérebro é a glicose, obtida dos alimentos ricos em carboidratos (pão integral, cereais integrais, etc). Quem quiser começar o dia com o cérebro em pleno funcionamento deve, então, incluir esse nutriente no café da manhã. E principalmente tomar café da manhã, se você sai para trabalhar sem se alimentar ou seu filho vai para escola sem comer direito você acha que terá um bom rendimento em suas tarefas e ele irá ter um bom aprendizado? Eu não!

Um estudo, feito no MIT, nos Estados Unidos, sugeriu que as pessoas com deficiência de magnésio podem estar perdendo mais do que imaginam. Segundo a pesquisa, o magnésio é um nutriente fundamental para o funcionamento da memória, e pode ser ainda mais crítico para o bom funcionamento dos neurônios em crianças e adultos saudáveis do que se imaginava.


Você pode adquirir o magnésio comendo muitas folhas verdes, granola, aveia, farelo de trigo, arroz integral, brócolis, amêndoas, castanhas de caju, banana.


Outra forma de alimentar bem seus 100 bilhões de neurônios é comer couve. Um estudo da publicação Neurology mostrou que comer duas ou mais porções de hortaliças — especialmente as de folhas verde-escuras — diminui o declínio cognitivo em 40%. 

O ômega-3 é capaz de melhorar as funções cerebrais e auxiliar no controle do stress. Essa gordura previne doenças degenerativas e regulariza neurotransmissores do bem-estar. Invista no salmão, atum, sardinha, truta e bacalhau.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Salk, na Califórnia (EUA), a fisetina uma substância que se encontra no morango, pêssego, uva, kiwi, tomate, maçã e também na cebola e espinafre vem sendo considerada fundamental para manter a memória jovem.

A função da fisetina é estimular a formação de novas conexões entre os neurônios (ramificações) e fortalecê-las. Os alimentos deste grupo contêm substâncias que facilitam a comunicação entre os neurônios, aumentando também a capacidade de pensar, se concentrar, aprender e memorizar.

Um estudo conduzido pela Universidade da Pensilvânia, nos EUA, verificou que mesmo uma pequena deficiência de ferro talvez prejudique a memória. Mas quando os níveis são restabelecidos o desempenho nos testes melhora. Fontes de ferro: carnes, folhas verde escuras, grãos integrais, ervilha torta, lentilha, feijão, etc.

A publicação Neuroepidemiology, por sua vez, mostrou uma relação entre baixos índices de ácido fólico e queda no desempenho cognitivo. O ácido fólico reduz o aminoácido homocisteína, que em excesso prejudica a atividade cerebral. Fontes de ácido fólico: vegetais folhosos verde escuros (espinafre, brócolis, couve, rúcula), tomate, cogumelos shimeji e shitake, etc.

A sálvia previne a quebra da acetilcolina, neurotransmissor envolvido na memória e no aprendizado. Pesquisadores ingleses da Universidade Northumbria mostraram que jovens que ingeriam óleo extraído da sálvia tinham um repertório de palavras melhor.

Mas não é só: além de uma boa alimentação, é aconselhável buscar coisas interessantes para fazer. Atividades estimulantes também ajudam a manter o cérebro saudável. Não existe uma fórmula mágica. Tanto para o cérebro quanto para a saúde em geral, o segredo está na variedade. Pouca gordura, muita atividade física e dê preferência aos alimentos frescos. É simples.

Gosto sempre se salientar de que algumas pessoas podem ter intolerâncias ou necessitar de quantidades maiores do que outras, portanto consulte sempre seu  Nutricionista.