BEM VINDA AO MEU BLOG

domingo, maio 8

Estresse x Alimentação

Nessa antiga luta, esperamos sempre que vença a qualidade de vida e o bem-estar. Para tal, uma alimentação a base de verduras, frutas, legumes e cereais integrais, é o melhor caminho na prevenção do estresse. Nem sempre nos alimentamos pela necessidade de nos nutrir. Relacionamos os alimentos às nossas emoções, portanto eles são percebidos como demonstrações de recompensa por êxitos ou fracassos.
Estresse e nutrição estão fortemente ligados. Maus hábitos alimentares, como consumo excessivo de açúcar, sal e cafeína, podem interpor o organismo ao estresse. Uma boa alternativa para combatê-lo é consumir alimentos naturais de cores diferentes, quanto mais colorido o prato, mais substâncias combatentes aos radicais livres são ingeridas.
O organismo perde diversos nutrientes, vitaminas e minerais durante o processo de estresse e essas perdas devem ser repostas pela ingestão de verduras e frutas, que são ricas em vitaminas do complexo B e C, além de alguns minerais como magnésio e o manganês. Para restituir o cálcio, é necessária a ingestão de leites e seus derivados. A prática de exercícios físicos também contribui para um melhor desempenho das funções cardiovasculares e respiratórias, além de tirar o foco dos problemas do dia a dia e fortalecer a musculatura. Indivíduos que possuem maus hábitos alimentares, ficam mais predispostos ao estresse. Por isso, fique atento, mantenha o equilíbrio da sua alimentação e não deixe que doenças provocadas pelo estresse atinjam o seu organismo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário